domingo, 18 de abril de 2021

CERTEZA, QUEDA E ENCONTRO: PENTALOGIA DAS MINHAS PÉTALAS SEMANAIS - XII

Trago mais uma pentalogia da minha lavra neste domingo outonal de abril quando a certeza é incerta, as folhas caem e encontram o chão. E na nossa vida também é outono? Quais certezas que temos? Nossas quedas são sempre perdas? O encontro é sempre enriquecedor? Nestes cinco poemas vamos refletir um pouco sobre isto. Estes poemas fazem parte do nosso projeto iniciado esta semana provisoriamente intitulado de Inflexões de Cantondes. 

A CERTEZA fala daquele amor prisional, do amor em meio a esta pauperização que estamos vivendo no Brasil. Qual a certeza que o eu-lírico tem nesta condição?

A LÁGRIMA NOS OLHOS traz um eu-lírico vagante pelo mundo e sua constatação de que uma lágrima em seus olhos pode causar mais danos que purificação quando não há amor verdadeiro.

A QUEDA NA FUGA segue a temática da desilusão. O fugitivo depara com lábios sedutores e aí se inicia a sua queda verdadeira.

AQUELA SIMPLICIDADE destoa dos demais poemas. Há aqui uma pegada inspirada em Arnaldo Antunes. O poema traz aquele quezinho de crítica a partir de uma nostalgia.

ENCONTRO O PARAÍSO fecha nossa pentalogia dando um alento com o romantismo. Pode ser aquele romantismo doentio? Pode. Mas vamos dar uma chance.


A CERTEZA

O que me inquieta tanto
São seus olhos caçadores
Buscando algo de papável
No meu coração tumultuado.
 
O que me puxa para baixo
É esta sua insistência no amor
Enquanto nossos armários
Carecem da migalha consentida.
 
Não consigo entender a paixão
Quando ela nos arranca a razão
E nos joga na cova das emoções
E eu fico cego tateando conflitos.
 
O que me atormenta tanto
São os vazios irreparáveis
Que ficam no peito pulsando
Ferido depois do seu carinho.
 
O que ainda me faz respirar
É a certeza de que dos seus braços
Eu jamais terei forças para fugir
E me fundir com uma calçada fria.


A LÁGRIMA NOS OLHOS

Eu não reviso os meus sonhos
Eu não refaço meus caminhos
Passo por momentos bisonhos
Pelas flores enfrentei espinhos
Mas tudo na vida vale a pena
Quando se luta com destemor
Mas se a gente não tiver amor
A lágrima nos olhos envenena
 
Eu não desprezo uma acolhida
Eu não menosprezo a paquera
Só para ter um prazer na vida
Aquela troca de carícia sincera
E um romance breve se encena
Para dissipar o nosso dissabor
Mas se a gente não tiver amor
A lágrima nos olhos envenena
 
Eu confesso que às vezes cansa
Vagar pelo mundo sem destino
Levando na mala desesperança
E no peito um quê de desatino
Finjo que seu sorriso me acena
E no meu coração alivio a dor
Mas se a gente não tiver amor
A lágrima nos olhos envenena


A QUEDA NA FUGA

Entreguei ao vazio
O que eu tinha de melhor
Um mar agitado
Dentro do meu coração
E aquele arco-íris de múltiplas cores
Em meus olhos.
 
Foi-se o que eu tinha de vital
Uma força hercúlea
Para trilhar caminhos impossíveis
Sem passos trôpegos
Sobre ladrilhos famintos
Em noites de lua duplicada.
 
Entreguei ao vazio
O que me fazia pulsar
Diante dos desafios seculares
Que lançam tristezas contra o peito
Fiquei de mãos empobrecidas
Acenando um adeus enxuto
Para o que eu tinha de melhor.
 
É que eu acreditei na velha promessa
Dita por lábios sedentos por fraquezas
Eu estava lá, presa fácil
Buscando fugas para minhas desilusões
Bastou aquele sorriso
E desde o primeiro beijo
Deparei-me com o precipício.


AQUELA SIMPLICIDADE

A careca encontrava o pente
A escova acariciava o dente
Era nosso dia com requinte
Que se repetia no dia seguinte
 
Mas um dia veio a velo-cidade
Engolindo a nossa feli-cidade
Nunca vi tamanha vora-cidade
Da fome com cara de fero-cidade
 
E o monociclo
E o monóculo
Foram soterrados
Por um vocabulário
Monossilábico
 
Já não se passeia mais no jardim
Já não se saboreia mais o pudim
Já não se teme o coronel Bim-bim
E dinheiro é chamado de dim-dim
 
Na pequena caixinha se via gente
Só de soletrar já se era inteligente
Aquela simplicidade tão pungente
Morreu diante do mundo urgente
 
E o monóculo
E o monociclo
Foram imolados
Por um imaginário
Monolítico


ENCONTRO O PARAÍSO

Impreciso
Imperfeito
É este amor por você
Dentro do meu peito.
 
Dele eu preciso
Nele me ajeito
Eu faço dos teus braços
O meu leito.
 
Céu poluído
Ar rarefeito
Mas em teu corpo
Eu me ajeito.
 
Indeciso
Quase rejeito
Em teus olhos bonitos
O meu espelho.
 
No teu sorriso
Que eu beijo
Encontro o paraíso
E seu desejo.


OUTRAS PÉTALAS SEMANAIS:








FONTE DA IMAGEM: www.nopontoaromas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário