domingo, 12 de julho de 2020

QUARTOS, GAIOLA E MEMÓRIAS: PENTALOGIA DAS MINHAS PÉTALAS SEMANAIS – IX


PENTALOGIA DAS MINHAS PÉTALAS SEMANAIS – IX



Então chegamos a mais um domingo. Dia de postar um apanhado do que foi produzido no fim de semana como compromisso que eu fiz comigo. Não é o melhor que produzi, até pelo fato de que em se tratando de poesia, cada um tem seu jeito peculiar de avaliar os versos de um poema. Temos aqueles que gostam de versos rimados, a outros basta que eles sejam metrificados, e ainda temos aqueles que apreciam o primor dos versos brancos e profundo.

Vamos aos cinco poemas de hoje.
PÉTALA I

Venho de tristes dias em quartos sórdidos
Por onde andei eu não conheci primaveras
Invernos são terríveis sem amor e verdades
Tudo fica cristalizado no frio de uma solidão

Venho de meses de pandemia e das incertezas
Os postes aquecem insetos e iluminam vazios
Não posso entender os desencontros forçados
D
E
S
E
N
C
A
I
X
A
M
E
N
T
O
S
Os velhos sentimentos encontram uma escapatória
Vejo pipocar reminiscências deformando a história


PÉTALA II
Quando o dia bagunça a minha cabeça
E minha alma se afunda na amargura
Imploro-te apenas que não se esqueça
De se proteger dos sopros da loucura

Alguém precisa por a casa em ordem
Guardar sentimentos em suas gavetas
Mais que lavar a louça que se acumula
D
E
S
O
R
D
E
N
A
M
E
N
T
O
S
As coisas mudam de lugar, mas amor permanece
Um vírus muda a nossa rotina, mas o dia anoitece


PÉTALA III

TRISTE NA GAIOLA

Hoje eu canto triste na gaiola
Eu que já fui um pássaro solto

Você que hoje me vê chorando
Saiba que eu já fui alguém feliz
Uma ave arisca sempre voando
De galho em galho como se diz
Agora algo em mim se contradiz

Hoje eu canto triste na gaiola
Mas meu mundo já foi revolto
 Se eu fico nada aqui me consola
Se tento sair a grade me esfola
Eu que já fui um pássaro solto



PÉTALA IV

SONHOS E DESEJOS
(INDRISO)

Levo o mundo em meus ombros
Trago os sonhos dos escombros
Para fermentar as nossas portas

Eu levo o universo no meu peito
Eu trago os desejos do meu leito
Para consolidar os nossos portos

Se eu não chegar a uma conclusão

Não partirei sem ter uma direção



PÉTALA V

OS DIAS SÃO SENTIDOS


Então quer dizer que você sempre me amou
Mas não conseguia dizer por timidez
Agora que somos maduros suficientemente
É preciso deixar de lado esse talvez

Então quer dizer que você muito me quis
Em teus sonhos e desejos de adolescente
Pena que você nunca me procurou
Para um sorvete em dias de sol quente

Mas nem tudo está perdido e eu estou só
Eu tive alguns casos passageiros e vazios
Nada que me aprisionasse ou deixasse marcas
Apenas algumas lembranças silenciosas

Se você quiser ainda temos tempo
Em um grande amor os dias não são contados
Em um grande amor os dias são sentidos
Na intensidade de cada abraço
Na voracidade de cada beijo
E no quanto a paixão de um pelo outro
Cresce em cada noite de encontro
Amadurece em cada noite de encanto



Para você que tirou um tempinho para ler meu blog,



Querendo ler a sequência de postagem da Pentalogia das minhas pétalas semanais, comece em: PÉTALAS SEMANAIS I

Nenhum comentário:

Postar um comentário